O estacionamento rotativo, conhecido em Montes Claros como Área Azul, é uma forma de democratizar o uso das vagas de estacionamento para veículos disponíveis em determinada área. O sistema é implantado em locais onde a quantidade de veículos que precisam estacionar é maior que o número de vagas, como em regiões com muitos pontos de comércio, por exemplo, aumentando a oferta de vagas e a fluidez do trânsito.
No dia 1º de agosto, a Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans) realizará um pregão para a contratação de empresa especializada para a aquisição de serviços especializados para a implantação de um software para a digitalização da comercialização de créditos do estacionamento regulamentado Área Azul.
Com a iniciativa, o processo que, hoje, é feito com a compra do talão pelos condutores, o preenchimento da folha com a placa do veículo e o horário de início do estacionamento e a fixação da folha avulsa na parte interna do veículo, será digitalizado. Os condutores comprarão os créditos através de um site, aplicativo ou em máquinas espalhadas por pontos físicos da cidade e os utilizarão nos pontos já definidos como Área Azul.
O processo de fiscalização continuará a cargo dos agentes da MCTrans, com reforço de um veículo fornecido pela empresa que implantará o software e operado pela MCTrans que fará a leitura digital das placas para conferir a regularidade do pagamento do estacionamento. A expectativa é que Área Azul digital seja implantada ainda neste ano, mas, antes, haverá o treinamento dos agentes e uma campanha educativa para os usuários sobre o uso do serviço.