O Município de Montes Claros está credenciando artistas e grupos para apresentações culturais que acontecerão em espaços públicos. O edital prevê 30 categorias e é direcionado para artistas solo e grupos musicais, teatrais, escritores, poetas, blocos de carnaval, grupos parafolclóricos, artistas plásticos, circenses e grupos de cultura popular tradicional, entre outros.
A iniciativa possibilita a valorização das manifestações artísticas locais, ao mesmo tempo em que oferece à população de Montes Claros uma programação artístico-cultural de qualidade pautada pela diversidade e pela inclusão que promove a igualdade de oportunidades aos grupos mais vulneráveis e periféricos da cidade.
Os interessados terão seus projetos analisados por uma comissão técnica formada por servidores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo que avaliará: o currículo dos interessados (máximo 20 pontos), seu portfólio (10), o ineditismo da proposta (5) e o tempo de experiência comprovada (5), entre outros aspectos que receberão uma pontuação e será elaborada uma classificação pela qual os artistas serão chamados. Também será realizada uma audição/leitura do projeto proposto (15).
De acordo com o edital do processo, a remuneração terá valor entre R$ 1.000 e R$ 14 mil, sendo que o valor será de acordo com a pontuação dada ao artista pela comissão técnica. A pontuação mínima para a contratação do artista é 5 pontos e a máxima, acima de 46 pontos, dá direito ao valor máximo de remuneração pela apresentação.
Os interessados já podem se inscrever através da plataforma Nortear (https://nortear.montesclaros.