Cerimônia realizada nessa terça-feira, 28, marcou a inauguração da planta farmacêutica do laboratório Cristália em Montes Claros. O ato contou com a presença do prefeito Guilherme Guimarães, do vice-prefeito Otávio Rocha, de secretários municipais, do cofundador e presidente do Conselho do laboratório, Ogari Pacheco, além de importantes entes políticos e empresariais.
Durante a cerimônia, o presidente da Cristália destacou o investimento de cerca de R$ 350 milhões na construção da planta de biotecnologia em Montes Claros. Ele ressaltou ainda a expansão que será responsável pela produção da toxina botulínica (botox), usado para tratamentos estético e terapêutico.
Atualmente, o laboratório opera na cidade com quatro linhas em funcionamento. Com a expansão, a capacidade de produção vai passar para sete linhas, podendo ampliar dos atuais 300 para 500 empregos diretos .
O laboratório obteve da Anvisa o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) que habilitou a produção de medicamentos sólidos orais como analgésicos, narcoanalgésicos, antipsicóticos e psicotrópicos. Durante o evento, o prefeito de Montes Claros destacou o protagonismo do município no segmento farmacêutico.
“Montes Claros caminha para ser o maior polo farmacêutico e logístico do país. Aqui a gente tem uma atuação conjunta entre a classe produtiva e o poder público, além de uma classe universitária forte, com mão de obra qualificada. Eu fico muito honrado de ser prefeito de Montes Claros neste momento, presenciando as várias indústrias que estão se instalando e expandindo no município”, destacou o prefeito.
O presidente da Cristália, Ogari Pacheco, falou sobre a expansão da produção na unidade. “Temos orgulho de ser um laboratório nacional. Além do funcionamento atual, vamos expandir e colocar a região na vanguarda da produção de medicamentos”, afirmou.
