Corpus Christi: data católica não é feriado em todo o Brasil; entenda

Comemorado em 2025 no dia 19 de junho, o Corpus Christi é uma celebração litúrgica da Igreja Católica que simboliza a presença de Cristo na Eucaristia, recordando a morte e a ressurreição de Jesus. É o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas ruas. No Brasil, a data é marcada pela tradicional confecção de tapetes coloridos feitos com serragem, prática comum em diversas cidades, como forma de homenagear a solenidade.

Apesar da importância religiosa, o feriado de Corpus Christi é móvel e ocorre 60 dias após o domingo de Páscoa. Conforme o calendário oficial de feriados do governo federal, a data deste ano é considerada ponto facultativo, assim como a sexta-feira seguinte, 20 de junho. Isso significa que a obrigatoriedade de suspensão das atividades depende da decisão de cada município e empresa.

Em Belo Horizonte, por exemplo, Corpus Christi não é feriado municipal, mas ponto facultativo, podendo haver funcionamento normal de serviços e comércios, conforme legislação local. Outros municípios do país, entretanto, decretam a data como feriado oficial, variando conforme a legislação municipal.

Celebração no Vaticano com o novo Papa Leão XIV

No âmbito internacional, o recém-eleito Papa Leão XIV — sucessor do Papa Francisco — conduzirá sua primeira missa da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo no domingo, 22 de junho (horário de Roma). A cerimônia será realizada às 17h, na Basílica de São João de Latrão, e contará com a tradicional procissão do Santíssimo Sacramento, reforçando a importância da Eucaristia para a fé católica.

Compartilhe nas redes sociais:

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template
Pharaoh Modo Turbo anúncio

Apoie o jornalismo independente.

Anuncie no MinasNews

ENTRE EM CONTATO

Todos os Direitos Reservados - LEI Nº 2.083, DE 12 DE NOVEMBRO DE 1953 - Regula a Liberdade de Imprensa - Diretor Responsável: Márcio Pires Antunes