A Prefeitura de Montes Claros realizará neste sábado, 1, mais uma ação na guerra contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. O “Dia D” será realizado na região do Grande Santos Reis com o objetivo de recolher inservíveis que podem ser utilizados para proliferação do mosquito.
As equipes vão se concentrar às 7h, na Avenida Pedro Mendonça, praça da antiga lavanderia. O mutirão com os caminhões irá percorrer os bairros Amazonas, Cidade Industrial, Bela Paisagem, Jardim Brasil, Jardim Eldorado, Nossa Senhora Aparecida, Nova Morada, Residencial Rio do Cedro, Residencial Vitória I e II, Santa Eugênia, Santos Reis, Vila Antônio Narciso, Vila Atlântida, Vila Áurea, Vila Castelo Branco, Vila Santa Cruz, Vila São Lourenço, Barcelona Park, Edgar Pereira, Vila Oliveira, Vila Mauriceia, Vila Brasília e Vila São Francisco de Assis.
Durante o trabalho haverá o recolhimento de materiais como pneus, baldes, latas, garrafas de vidro, pets, carcaças de tanquinhos e geladeiras, ferro-velho, caixas d’água em desuso, tambores, lonas, brinquedos, canos, copos descartáveis, etc.
É necessário que os moradores deixem os materiais nas portas das casas na sexta-feira à noite ou até às 6:30 do sábado. É importante ressaltar que o mutirão não irá recolher itens como podas de árvores, camas, sofás, sobras de madeiras, material de construção (entulhos) e lixo doméstico.
A luta contra o aedes aegypti deve ser uma parceria entre o poder público e a população, já que 97% dos focos do mosquito são encontrados dentro das residências. Além do descarte de inservíveis, várias medidas podem ser adotadas diariamente na luta contra este mal. As principais recomendações para se evitar a proliferação do mosquito são:
– providenciar limpeza periódica (1 vez por semana) e vedação dos tambores, tanques, e qualquer outro tipo de reservatório a nível do solo;
– usar toda a água reservada em período menor que o ciclo de reprodução (5 a 10 dias) do mosquito;
– limpar periodicamente os ralos e caixa de passagens, bem como providenciar nivelamento correto e usar telas quando necessário;
– destinar o lixo para coleta pública;
– escoar a água dos pratos de planta;
– limpar e drenar calhas e lajes, principalmente em períodos que antecedem e durante as chuvas, se possível ajustando o nivelamento para proporcionar uma queda de água apropriada;
– tratamento adequado em piscinas, mesmo que não estejam em uso;
– limpar periodicamente lotes vagos de sua responsabilidade, bem como quintais de residências e dependências dos imóveis comerciais, industriais e outros.
