Um total de 45.571 candidatos confirmou suas inscrições para as provas da Etapa 1 do ciclo 2025-2027 do Seriado UFMG, que vai selecionar estudantes para ingresso na Universidade no ano letivo de 2028. “Esse volume de participação comprova o interesse dos estudantes do ensino médio, predominantemente de Minas Gerais, em contar com uma segunda alternativa para seu ingresso na UFMG”, avalia a reitora Sandra Goulart Almeida.
Responsável por ofertar 30% das vagas iniciais de 94 cursos de graduação da Universidade, o Seriado UFMG coexistirá com o processo seletivo atualmente em curso, que associa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e com os demais processos existentes na instituição: o de Habilidades (direcionado a formações no campo artístico) e os que selecionam para a Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei) e para as licenciaturas em Educação do Campo (Lecampo) e em Letras-Libras.
O Seriado também segue integralmente as regras estabelecidas pela Lei de Cotas, de modo que, no mínimo, 50% dos alunos selecionados pelo processo serão oriundos da educação pública.
Perfil
A análise dos dados de inscrições, compilados pela Diretoria de Processos Seletivos e Concursos Públicos (Copeve), revela que, dos mais de 45 mil candidatos, 53,2% são oriundos de escolas privadas – 37,7% estudam sem bolsas e 15,5% são contempladas por bolsas – e 46,8% são provenientes de escolas públicas – 35,3% vieram de escolas municipais ou estaduais, e 11,5%, de unidades de ensino federais.
O perfil delineado é de um candidato predominantemente jovem, do sexo feminino e residente em Minas Gerais. Em relação à idade, cerca de 40 mil inscritos têm até 17 anos e cerca de 5 mil, de 18 a 25 anos.
As mulheres representam 64,69% dos inscritos, enquanto os homens somam 35,31% – proporção que se repetiu no Sisu 2025, segundo levantamento do Setor de Estatística da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).
Quanto à escolha dos locais para a realização da prova, 34.607 (mais de dois terços dos candidatos) optaram por fazê-la em Belo Horizonte, e 3.274 inscritos escolheram Montes Claros. No município do Norte de Minas, onde a UFMG oferta oito cursos de graduação, a procura pelo Seriado foi 2,4 superior à do Sisu 2025, que registrou 1.384 inscrições.
“As expectativas da Copeve foram superadas, já que esperávamos, para este primeiro ano, um número de inscritos entre 30 e 35 mil pessoas”, afirma a diretora Katia Pedroso Silveira. Em sua avaliação, foi um processo bem-sucedido, que transcorreu com tranquilidade no âmbito da organização, da logística e da própria relação com os candidatos. “As poucas intercorrências registradas foram resolvidas sem maiores dificuldades, e trabalharemos para que esse padrão se repita no dia das provas”, projeta Katia Pedroso.
As provas da etapa 1 do ciclo 2025-2027 serão aplicadas no dia 14 de dezembro. Neste primeiro ano, serão avaliados apenas os conteúdos programáticos correspondentes à primeira série do ensino médio. Atualmente, mais de 20 universidades brasileiras, entre federais e estaduais, contam com processos seletivos de avaliação seriada em vigência. Todas as informações relativas ao Seriado UFMG podem ser acessadas em seu site.
Mais detalhes em nosso site: https://www.ufmg.br/montesclaros/noticia/etapa-1-do-seriado-ufmg-registra-mais-de-45-mil-inscritos/