Pesquisa Expectativa de Vendas Black Friday, realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, mostra que a data é conhecida por 94,9% das empresas de comércio do estado. Destas, 39,2% participarão das ações de vendas na data; no ano passado 37,9% participaram. A Black Friday acontece no dia 28 de novembro, última sexta-feira do mês.
Na opinião da maioria dos empresários do comércio varejista (63,3%), o período de ofertas da Black Friday não interfere nas vendas de Natal e 22,9% notam interferência positiva. Um percentual de 13,7% afirma que há impacto negativo sobre as vendas de Natal. Essa percepção negativa é atribuída principalmente à antecipação das vendas de Natal e à ideia de o cliente estar sem dinheiro por ter comprado na Black Friday.
A pesquisa Expectativa de Vendas Black Friday foi realizada entre os dias 15 e 24/10. Foram avaliadas 413 empresas, sendo pelo menos 39 em cada região de planejamento (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo). A amostra avaliada perfaz uma margem de erro da ordem de 5,0%, a um intervalo de confiança de 95%.
Até o momento de realização da pesquisa, mais de 15% das empresas indicavam que darão descontos acima de 50%, sendo que 35,7% ainda não haviam definido o percentual que irão praticar. Para 63,3% dos empresários, o aumento do volume de vendas esperado deve ser de até 40,0%; para 10,8%, o aumento nas vendas deve superar 50%. Os descontos da Black Friday devem ocorrer em 38,4% das lojas físicas e em 21,9% das lojas virtuais.
No ano passado, 22,2% das empresas deram descontos acima de 50% resultando em incremento de até 40% de aumento nas vendas para 59,7% das empresas participantes. Em 2025, os descontos foram apontados por 41,1% das empresas como uma ação a ser aplicada no período, assim como promoções e propagandas/divulgações foram bastante citados pelos empresários entrevistados.
A maior parte (58,3%) dos empresários acredita que nada poderá atrapalhar as vendas no período de ofertas. Contudo, 16,6% apontaram para crise econômica/baixo fluxo de vendas e 13,2% disseram que a concorrência pode atrapalhar suas vendas na Black Friday.
As razões citadas pelas empresas para não aderirem à data de promoções foram, nesta ordem: não querem: 70,6%; data não gera lucro: 15,0%; fluxo baixo de vendas: 14,5%; falta de dinheiro para investir: 14,0%.
Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, explica que em um cenário marcado por juros elevados e pelo alto nível de endividamento das famílias, a Black Friday se apresenta como uma oportunidade estratégica para o comércio varejista mineiro. “A data permite ao consumidor antecipar compras com descontos expressivos, o que pode aliviar a pressão sobre o orçamento familiar e estimular o consumo, aumentando as vendas do varejo. Neste sentido, para os empresários, é uma chance de girar estoque, atrair novos clientes e gerar liquidez. Acrescido a isso, a pesquisa mostra que a adesão à Black Friday tem crescido, e a percepção majoritária é de que ela não compromete as vendas de Natal, o que reforça ainda mais a importância da data como parte do calendário promocional do varejo”, descreve Martins.
(Com informações e foto da Fecomércio MG)
