O Norte de Minas Gerais está recebendo um conjunto de obras de infraestrutura viária que somam cerca de R$ 1,5 bilhão em investimentos, segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Os recursos fazem parte do programa estadual Caminhos pra Avançar, que prevê melhorias em estradas, construção de pontes e ações de manutenção em rodovias da região.
De acordo com o DER-MG, as obras envolvem 20 intervenções que contemplam a recuperação e implantação de mais de 860 quilômetros de vias, além da manutenção de mais de 5 mil quilômetros de rodovias estaduais que cortam o Norte de Minas.
Entre as principais obras em andamento está a construção da ponte sobre o Rio São Francisco, ligando os municípios de São Francisco e Pintópolis, na rodovia MG-402, aguardada pela população há mais de 70 anos. Outra ponte, atualmente em fase de licitação, está prevista para interligar Manga e Matias Cardoso, também sobre o Rio São Francisco. Juntas, as duas travessias contam com investimento de mais de R$ 400 milhões e, segundo o governo estadual, estarão entre as três maiores pontes já construídas em Minas Gerais.
Além dessas obras, estão em execução a pavimentação do trecho de 73 quilômetros entre Pintópolis e Urucuia, passando por trechos das rodovias MG-402 e MG-202, e a conclusão da pavimentação da LMG-629, que conecta Rio Pardo de Minas a Mato Verde, com o objetivo de melhorar o acesso da população da região da Serra Geral ao polo de saúde de Taiobeiras.
De acordo com o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, as intervenções estão alinhadas ao Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais (Pelt-MG), que traça as prioridades de infraestrutura para o Estado. Segundo ele, os investimentos devem gerar aproximadamente 20 mil empregos diretos e indiretos, além de melhorar a logística para o escoamento da produção agrícola e industrial do Norte de Minas.
O diretor do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Victório Semionato, avalia que as obras devem fortalecer a competitividade dos setores agrícola, industrial e de serviços, promovendo o desenvolvimento econômico e social da região.
Atualmente, segundo o DER-MG, nove obras já foram concluídas, cinco estão em andamento e outras seis devem começar nos próximos meses. Além disso, há rodovias na região em obras rotineiras de manutenção e conservação, que não fazem parte do programa Caminhos pra Avançar.
As intervenções têm sido acompanhadas por moradores da região, que relatam expectativas de redução no tempo de viagem, melhoria da segurança viária e maior integração com outras regiões de Minas Gerais e da Bahia.