A crescente procura de criadores motivou a ampliação da Copa de Marcha do Mangalarga Marchador do Norte de Minas, que passa a ser realizada, pela primeira vez, como I Exposição Especializada Lut’z do Mangalarga Marchador do Norte de Minas.
O evento acontece de 27 a 29 de novembro, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, e deve reunir cerca de 150 animais, com inscrições abertas até 25 de novembro.
Segundo o diretor do Núcleo Mangalarga Marchador do Norte de Minas, Rodrigo Cunha, a programação reunirá criadores e expositores de Minas Gerais e Bahia, regiões reconhecidas pela alta qualidade genética e pelo grande número de haras dedicados à raça.
“O crescimento do Mangalarga Marchador na última década impulsionou investimentos em genética, reprodução, infraestrutura e serviços, fortalecendo uma cadeia produtiva que envolve veterinários, tratadores, treinadores, transportadores, leiloeiras, laboratórios e fornecedores especializados. Essa Exposição cumpre o papel de estimular a seleção e a evolução dos plantéis regionais, fortalecendo o Marchador no Norte de Minas e o intercâmbio com criadores baianos”, destaca Rodrigo.
Os julgamentos serão conduzidos pelos árbitros Márcio Meirelles Leite e Roberto Ribas, referências nacionais na avaliação técnica da marcha e morfologia.
A expectativa de participação reforça a representatividade do Norte de Minas no cenário da raça, que atualmente conta com cerca de 700 mil animais registrados na ABCCMM e movimenta negócios em escala nacional, integrando esporte, genética e tradição equestre.
A realização é do Núcleo Mangalarga Marchador do Norte de Minas, com apoio da ABCCMM – Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, e patrocínio da Sociedade Rural de Montes Claros.
