Irã dispara mísseis contra bases dos EUA no Qatar e Iraque

Em retaliação ao ataque aéreo dos EUA às usinas nucleares iranianas, o Irã lançou mísseis contra bases americanas no Qatar e no Iraque. A ofensiva provocou o fechamento do espaço aéreo de países do Golfo, mas não registrou vítimas.

Na noite de 23 de junho, o Irã disparou uma série de mísseis de curto e médio alcance contra bases americanas no Al Udeid (Qatar) e em solo iraquiano, em uma operação denominada Tidings of Victory (Boas Novas da Vitória, em tradução livre). O Qatar confirmou que todos os projéteis foram interceptados e não houve feridos, mas adotou medidas imediatas de segurança ao fechar seu espaço aéreom.

A reação do Irã foi classificada como proporcional ao ataque norte-americano que atingiu suas instalações nucleares.

 Apesar do forte bombardeio a usinas nucleares iraniana o presidente dos EUA, Donald Trup, disse que o seu pais não estava em guerra com o Irâ e sim respondendo a um ultimato dado e não acatado pelo regime do aiatolá Kkomeini. O Irâ por sua vez declarou guerra aos EUA e disse que todas as suas bases en territórios de países vizinhos haviam se tornado alvos legítimos.

A Casa Branca reafirmou que a retaliação iraniana “não passará em branco” e permanece em alerta máximo, reforçando sua presença na região.

Países do Golfo, como Arábia Saudita e Bahrain, também fecharam seus espaços aéreos. A reação gerou preocupação diplomática. Alemanha, França, Japão e a União Europeia pediram contenção e diplomacia

Compartilhe nas redes sociais:

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template
Pharaoh Modo Turbo anúncio

Apoie o jornalismo independente.

Anuncie no MinasNews

ENTRE EM CONTATO

Todos os Direitos Reservados - LEI Nº 2.083, DE 12 DE NOVEMBRO DE 1953 - Regula a Liberdade de Imprensa - Diretor Responsável: Márcio Pires Antunes