Pratos que realçam os produtos do cerrado. Gastronomia como forma de fortalecer e valorizar a cultura local. Aconteceu na última segunda-feira, no espaço Mania Gourmet Centro, a Cozinha Show Sabores do Gerais – Prepara Gastronomia, que marcou a entrega de mais uma etapa do projeto, fruto de um convênio entre a Prefeitura de Montes Claros e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA/MG.
O evento, executado pelo Sebrae Minas, integra um dos eixos do projeto que vem promovendo a Cozinha Geraizeira e compõe o programa de capacitação de bares e restaurantes do município. A noite celebrou o encerramento das ações do programa em 2025 na cidade do Norte de Minas.
O encontro reuniu empresários, cozinheiros e profissionais do setor gastronômico, que puderam apresentar os pratos exclusivos desenvolvidos pelos empreendimentos participantes do projeto ao longo de 2025 durante as consultorias especializadas conduzidas pelos chefs Bernadete Guimarães e Michel Abras. Esses pratos passarão a integrar os cardápios dos estabelecimentos e serão apresentados ao grande público durante o Festival Gastronômico Sabores do Gerais, previsto para o primeiro semestre de 2026.
Na ocasião, o chef Abras também realizou ao vivo uma Cozinha Show, de preparando a Paella PANC à Moda do Gerais — uma verdadeira alquimia de sabores, texturas e cores com ingredientes do Cerrado Norte-Mineiro como o cajuí, pimenta de macaco e castanha de pequi. As PANCs escolhidas para dar ainda mais sabor ao prato foram a beldroega, a capuchinha e feijões selvagens como a fava.
O projeto tem colaborado não apenas para a valorização dos frutos do Cerrado, Caatinga e a culinária tradicional do Norte de Minas, mas, sobretudo, tem gerado visibilidade para a cadeia produtiva regional, impulsionando o turismo gastronômico, que estimula novos negócios e oportunidades para agricultores familiares, fomentando a economia criativa ligada à cozinha geraizeira.
Para o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, o projeto vem se consolidando como uma marca gastronômica da região, que traz um importante reconhecimento. “O Sabores dos Gerais é uma marca que pode levar Montes Claros e o Norte de Minas para todos os cantos. Por isso, pela visibilidade que nos traz, temos várias secretarias envolvidas. Esse é um projeto do Norte de Minas, capitaneado por Montes Claros, que vai nos fazer referência gastronômica. É nisso que acreditamos”, afirma.
O evento contou com a presença de diversos secretários municipais, que juntos vêm conduzindo ações estratégicas para fortalecer a cadeia produtiva dos Frutos do Cerrado e valorizar a identidade da cozinha regional. Também participaram representantes do SESC, SENAC, EMATER e outras entidades parceiras do Sabores do Gerais, reforçando a importância da integração institucional para o avanço do setor gastronômico local.
