A Prefeitura de Montes Claros vai renovar parte da frota do transporte coletivo urbano da cidade. Por meio de processo licitatório, serão contratados 31 ônibus para atender às exigências do contrato firmado com o consórcio responsável pelo serviço, que determina idade máxima de 10 anos de fabricação para os veículos em operação.
Os novos coletivos deverão ter até 5 anos de uso, capacidade mínima para 70 passageiros, espaço para cadeirantes e dois assentos adaptados para pessoas obesas. Os ônibus também virão equipados com ar-condicionado de, no mínimo, 140 mil BTUs e motor com potência mínima de 250 cavalos.
Segundo a administração municipal, a escolha pela locação dos veículos foi necessária devido ao tempo de planejamento e infraestrutura exigidos para a substituição da frota por ônibus elétricos, já aprovada pela Lei Municipal nº 5.860. Enquanto a rede de suporte para os elétricos não é implantada, a medida garante mais conforto e segurança aos usuários, conforme recomendações do Ministério Público.
O contrato de locação terá validade de 12 meses, podendo ser abreviado de acordo com a necessidade do Município. O número de veículos também poderá ser ajustado.
As empresas vencedoras da licitação, dividida em seis lotes, ficarão responsáveis pela manutenção preventiva e corretiva dos coletivos. Já as despesas com combustível e recursos humanos permanecerão sob responsabilidade do consórcio que administra o transporte público.