A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Segurança Integrada, atendeu em média cinco chamados diários resultando alguns em apreensões de pipas, com um registro de lesão corporal no período de maio a julho deste ano.
Apesar das ocorrências, não houve aplicação de multas. Em geral, são solturas praticadas por menores sem a presença de responsáveis. O órgão está promovendo palestra em educandários municipais, através do Projeto “Pipa Legal”, para a conscientização dos pequenos, visando o combate à linha com cerol (chamada popularmente de linha chilena).
O município ressalta que está trabalhando na criação de um espaço para a prática legal da atividade, com o nome de pipódromo. A gestão está elaborando proposta para a viabilização do lugar.
É importante reforçar que o uso de linhas com cerol é considerado crime, podendo resultar em detenção de três meses a um ano. Para crianças e adolescentes, as consequências podem incluir medidas de proteção e/ou socioeducativas. As denúncias sobre esta prática podem ser feitas através dos números 153 ou 2211-4653.