A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio do curso de Pedagogia, está com inscrições abertas para o IX Congresso Nacional de Educação e Formação Docente (CONEF), que contará também com o I Seminário de Tecnologias Digitais: Estações e Invenções Pedagógicas com Tecnologias Emergentes.
Com o tema “Híbrido e Digital: desafios e perspectivas na formação de professores”, o evento será realizado entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, em formato híbrido, com atividades presenciais – no Circuito de Conhecimentos, em salas e no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), no campus-sede e on-line.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://eventos.ifnmg.edu.br/login.
Programação
Na programação atividades acadêmico-científicas e culturais, por meio de aulas abertas, minicursos e oficinas, cdomunicações orais e lançamento de livros. Destaque para a aula aberta sobre “Competências Pedagógico-Digitais de Professores”, a ser ministrada pelos professores António José Moreira (Universidade Aberta do Brasil-UAB) e Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra (Universidade Estadual de Maranhã – UEMA).
Entre os temas que serão abordados durante o evento estão “Normas da ABNT”, “Fases de vida na época da formação do ser humano (até 21 anos) e sua relação com a educação: uma introdução”, Protocolo de Revisão Sistemática de Literatura”, “Educação e Empreendedorismo: Liberdade, Autonomia e Transformação Social” e “Vivências literárias: dos fios às cores, Utilização da IA na Educação, Educação Hibrida”, além da Oficina de Canva: o uso de ferramentas visuais nas práticas pedagógicas e da Oficina de “Cup Songs” e Ritmos Corporais. Mais informações no endereço eletrônico https://eventos.ifnmg.edu.br/ix_conef e no @conef.unimontes – Instagram.
A programação conta com atividades acadêmico-científicas e culturais, como aulas abertas, minicursos, oficinas, comunicações orais e lançamentos de livros. Entre os temas abordados estão:
Tecnologias Digitais e Ensino Híbrido
As Tecnologias Digitais (TD) são presenças constantes na contemporaneidade, com usos diversos em distintos contextos sociais. Na Educação, seu uso tem sido ampliado, especialmente desde 2020, quando a pandemia de Covid-19 exigiu a adoção de práticas pedagógicas mediadas por TD. Desde então, essas tecnologias vêm sendo implementadas de formas variadas, com destaque para o ensino híbrido.
O ensino híbrido é uma abordagem flexível e personalizada que combina práticas presenciais com processos on-line, buscando potencializar aprendizagens, tempos e espaços pedagógicos. Embora autores apontem benefícios e avanços relacionados à sua adoção, o modelo também suscita desafios e problematizações.
É nesse contexto que o IX CONEF, em 2025, propõe-se a discutir criticamente os saberes e fazeres pedagógicos mediados pelas tecnologias digitais, oportunizando reflexões sobre os avanços, estagnações e retrocessos que permeiam a formação docente na atualidade.