Na tarde de quarta-feira (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 10 aves silvestres que estavam sendo transportadas ilegalmente em um automóvel VW/Gol prata, na BR-251, no município de Padre Carvalho, região Norte de Minas Gerais.
A abordagem ocorreu após o veículo ultrapassar a viatura policial em local proibido. Durante a fiscalização, os policiais visualizaram, pelas janelas traseiras, três gaiolas contendo diversas aves silvestres. Questionado, o motorista, de 55 anos, relatou que não possuía qualquer documentação de transporte ou comprovação da origem legal dos animais, além de admitir que capturou as aves na zona rural de Souto Soares (BA) e as levava para Taboão da Serra (SP), onde reside.
As aves eram mantidas sem água e em gaiolas inadequadas, com espaço insuficiente para o número de animais. Nenhuma das aves possuía anilhas de identificação ou autorização do IBAMA para criação.
Foram identificadas as seguintes espécies da fauna silvestre brasileira:
01 Coleirinho (Sporophila caerulescens)
02 Papa-capim/Baianos (Sporophila nigricollis)
03 Cardeais-do-Nordeste (Paroaria dominicana)
02 Corrupiões/Sofrer (Icterus jamacaii)
02 Trinca-ferros (Saltator similis)
Diante dos fatos, foram constatados, em princípio, os crimes de captura ilegal e maus-tratos a animais silvestres.
As aves foram entregues ao CETAS do IBAMA, em Montes Claros (MG), onde receberão os cuidados necessários e passarão por reabilitação. A ocorrência será encaminhada ao Ministério Público de Salinas (MG) para as providências cabíveis.
A PRF reforça que a captura, transporte e manutenção de animais silvestres sem autorização configura crime ambiental e representa risco à biodiversidade e à saúde dos próprios animais.