As inscrições para o Prêmio Copasa de Jornalismo foram prorrogadas até 30 de setembro. O prazo de veiculação dos trabalhos também foi ampliado e serão aceitos conteúdos publicados entre 1º de janeiro de 2025 e 26 de setembro de 2025. São cerca de R$ 120 mil em premiações. Podem participar jornalistas e estudantes de jornalismo que estejam regularmente matriculados em instituições de ensino.
O tema é saneamento básico no estado de Minas Gerais, com foco no tratamento e distribuição de água potável e na coleta e tratamento de esgoto e suas relações com o meio ambiente, saúde pública e desenvolvimento. Nesta primeira edição, serão reconhecidas seis categorias: Texto, Áudio, Vídeo, Redes Sociais, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário; além do Grande Prêmio, distinção para o trabalho que alcançar a maior pontuação entre as categorias destinadas ao jornalismo profissional.
Com essa iniciativa, a Copasa visa reconhecer e valorizar o jornalismo de qualidade, ao mesmo tempo em que promove o debate público sobre saneamento básico, tema que impacta diretamente a saúde pública, o meio ambiente, a qualidade de vida e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades.
As matérias serão julgadas com base em cinco critérios: adequação ao tema e relevância do conteúdo; técnica de reportagem e apuração das informações; estética, criatividade e inovação na linguagem; ineditismo da abordagem; e dificuldade para a execução do trabalho jornalístico.
Além da premiação financeira, haverá ainda a entrega de troféu e certificado. A cerimônia está prevista para ocorrer em novembro, em data e local a serem divulgados posteriormente.
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio de formulário disponível no site do Prêmio, onde também está disponível o Regulamento.
Acesse: premiojornalismo.copasa.com.br e participe!