O governador Romeu Zema empossou, nesta quarta-feira (6/8), o novo secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Rossieli Soares. A cerimônia foi realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e marcou a transição da gestão da pasta, até então liderada por Igor de Alvarenga.
Com ampla trajetória no setor educacional e passagem por estados como São Paulo, Amazonas e Pará, Rossieli assume a Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) com o compromisso de dar continuidade às políticas públicas que têm impulsionado os indicadores de desempenho da rede estadual.
“Nossa expectativa é continuar desenvolvendo com qualidade o que é um pilar: as pessoas na escola, com o que nossas crianças e jovens precisam”, afirmou o novo secretário.
Durante a solenidade, Zema destacou o processo de continuidade nas ações do governo e a importância da gestão educacional para o desenvolvimento do estado. “Nada melhor do que a continuidade. Temos procurado melhorar aquilo que sempre existiu. Com muito trabalho, estamos avançando no Ideb, na alfabetização e em outros indicadores”, afirmou o governador.
Perfil de Rossieli Soares
Rossieli Soares tem 46 anos, é formado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e possui mestrado em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele ocupou cargos de destaque em todas as esferas do sistema educacional brasileiro:
-
Ministério da Educação (MEC): Foi secretário de Educação Básica em 2016 e ministro da Educação em 2018, liderando avanços em políticas de alfabetização, currículo e avaliação. Também foi figura central na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
-
Amazonas: Secretário de Educação de 2012 a 2016. Implantou a primeira escola pública bilíngue português-japonês e expandiu o ensino integral para o interior.
-
São Paulo: À frente da secretaria entre 2019 e 2022, liderou a maior expansão de ensino integral da história da rede estadual, reabriu escolas durante a pandemia, entregou 209 creches e viabilizou o repasse de R$ 3 bilhões a mais de 5 mil escolas.
-
Pará: Como secretário de Educação de 2023 a 2025, levou o estado do 26º ao 6º lugar no Ideb do ensino médio – o maior crescimento já registrado no país. Criou o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb) e o Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), que destinou mais de R$ 190 milhões diretamente às escolas.
Rossieli também atuou como conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) e foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed).