UK intensifica apoio a Ucrânia: Zelenskyy agradece e pede mais sanções

Durante visita a Londres, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy saudou o Reino Unido por “salvar milhares de vidas” com seu apoio frente aos ataques russos. Ele pediu sanções mais duras e compromissos políticos adicionais na véspera da cúpula da Otan.

Em discurso proferido no Palácio de Buckingham e em reunião com o primeiro‑ministro Keir Starmer, Zelenskyy destacou a importância das novas rodadas de sanções à indústria bélica russa. Segundo ele, essas medidas são essenciais para aumentar o custo da guerra que Moscou trava na Ucrânia.

O Reino Unido confirmou a doação de mais sistemas defensivos antiaéreos e munições, além de contribuições financeiras adicionais para reforçar as forças ucranianas. A Otan, por sua vez, deve debater na cúpula que começa em Haia uma meta inédita: elevar os gastos militares a 5% do PIB dos países membros — um “salto quântico”, segundo o secretário-geral da aliança, Mark Rutte.

Na reunião, porém, algumas nações como Espanha, Bélgica e Eslováquia solicitaram flexibilidade diante de desafios econômicos domésticos. Ainda assim, a coesão do bloco permanece firme diante da perspectiva renovada de apoio à Ucrânia .

 

Compartilhe nas redes sociais:

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template
Pharaoh Modo Turbo anúncio

Apoie o jornalismo independente.

Anuncie no MinasNews

ENTRE EM CONTATO

Todos os Direitos Reservados - LEI Nº 2.083, DE 12 DE NOVEMBRO DE 1953 - Regula a Liberdade de Imprensa - Diretor Responsável: Márcio Pires Antunes