Vereadores cobram pavimentação asfáltica

A Câmara de Vereadores aprovou 14 requerimentos nesta terça-feira (19/8), em sessão realizada na sede do Legislativo municipal. Entre eles, destacam-se uma moção de apoio a iniciativas de interesse público e um anteprojeto de lei que deverá tramitar nas próximas fases do processo legislativo. A maioria dos requerimentos aprovados, solicitam melhorias de infraestrutura em diversos pontos da cidade, especialmente pavimentação asfáltica.

De iniciativa do presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP), ofício solicita asfaltamento da via localizada à margem da linha férrea, nas proximidades do Parque de Exposições – trecho entre os bairros Alcides Rabelo e Vila Exposição. Segundo o vereador, a falta de pavimentação tem causado transtornos constantes, especialmente em períodos de chuva, comprometendo a mobilidade, a segurança e a saúde das famílias locais. “A pavimentação asfáltica trará benefícios significativos à comunidade, promovendo dignidade, conforto e valorização do espaço urbano”, defendeu o vereador Junior.

O vice-presidente da Casa, vereador Rena (União) também solicita ao Executivo pavimentação asfáltica em 11 ruas no distrito de Nova Esperança – em alguns pontos são necessárias apenas a continuação do serviço. “As chuvas vêm estragando os asfaltos que já foram feitos, além do fato de existir várias ruas sem pavimentação”, justificou o vereador Rena de Nova Esperança.

A vereadora Carol Figueiredo (PL) reivindica pavimentação asfáltica da rua 36, no bairro Santo Amaro, onde possui o Cemei Professora Udilma Porto de Souza. De acordo com a vereadora, os moradores esperam o asfalto há anos, o que tem causado transtornos diários à comunidade, especialmente às famílias que precisam transitar pela rua com crianças pequenas.

Nos bairros Alto da Boa Vista e Santo Antônio I e II, o vereador Crisóstomo da Minas Brasil (União) solicita recapeamento da avenida Lauro Dias de Sá. O parlamentar explica que a via interliga a diversos bairros da cidade e atualmente encontra-se com o calçamento bastante deteriorado, apresentando ondulações e remendos o que compromete o tráfego de veículos e colocando em risco motociclistas.

O vereador Eduardo Preto (Pode) encaminhou ofício solicitando pavimentação da rua Venezuela, no bairro Doutor João Alves, no trecho compreendido entre os números 367 e 441. O vereador Soter Magno (PSD) solicita reforma da praça Professora Lucíola Dias Moreira, no bairro Augusta Mota. Já a vereadora Maria Helena Lopes (MDB) pediu que seja realizada a recuperação do gramado do Campo Terra Preta.

Na zona rural, o vereador Edson Cabeleireiro (Pode) expediu ofício para o secretário de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural, Osmani Barbosa, solicitando asfaltamento da via que liga a estrada da produção(MC-20) passando pelas comunidades de Canoas e Assentamento de Mucambo Firme, obra muito importante para os produtores e os moradores da região. Já o vereador PC Landim (Avante) solicitou ofício ao Prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, solicitando a construção de pista municipal de atletismo e que seja estruturada e acessível à comunidade.

O vereador Wilton Dias (Avante) expediu ofício pedindo a instalação de câmeras de segurança nas entradas de acesso de cada distrito do município. O vereador Marcos Nem (Pode) expediu ofício solicitando todo empenho em viabilizar um estudo na avenida Itamar Caldeira Brant, no cruzamento da rua Geovane Soares Cruz.

ANTEPROJETO

O vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) encaminhou anteprojeto ao Executivo, que estabelece a Política Municipal de Incentivo à Inovação Tecnológica, que visa introduzir novidades e aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social de Montes Claros e toda a região, gerando novos bens e serviços com impactos econômicos positivos.

Por lei, os vereadores não podem criar projetos que gerem ônus ao município. Nesse caso, os parlamentares têm a premissa em fazer anteprojetos e apresentar ao Executivo – esse poderá encaminhá-lo à Câmara e após aprovado transformá-lo em lei.

MOÇÃO

A vereadora Professora Iara Pimentel (PT) entrou com moção de apoio ao Projeto de Lei nº 2628/22, de autoria do Senador Alessandro Vieira (MDB/SE), aprovado no Senado e que tramita na Câmara Federal, que dispõe sobre a Proteção de Crianças e Adolescentes em Ambientes Digitais.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template
Pharaoh Modo Turbo anúncio

Apoie o jornalismo independente.

Anuncie no MinasNews

ENTRE EM CONTATO

Todos os Direitos Reservados - LEI Nº 2.083, DE 12 DE NOVEMBRO DE 1953 - Regula a Liberdade de Imprensa - Diretor Responsável: Márcio Pires Antunes