O Brasil registrou um aumento alarmante nos casos e mortes por Covid-19.
A causa desses aumentos, conforme levantamentos do Ministério da Saúde, foram as aglomerações durante o Carnaval. Entre 23 de fevereiro e 1º de março, o país contabilizou 6.354 novos casos da doença. Já na semana seguinte, até 8 de março, esse número saltou para 11.467 – um crescimento de 80,5%.
O número de óbitos também cresceu, passando de 34 para 193 no mesmo período – um aumento de mais de cinco vezes em relação à semana do Carnaval. No total, até 8 de março de 2025, o Brasil registrou 148.328 casos e 891 mortes provocadas pelo coronavírus.
O aumento de infecções já era esperado, especialmente devido à natureza das celebrações carnavalescas, que incluem grandes aglomerações em blocos de rua, festas de clubes e desfiles. A proximidade entre os foliões facilita a transmissão do vírus, agravada pelo contato próximo e pela expulsão de gotículas de saliva ao falar, gritar e cantar.
O infectologista Celso Granato, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), ressalta que ambientes fechados e mal ventilados aumentam a disseminação do vírus, e que festas com muitas pessoas potencializam o contágio.