A Nova Face do Empreendedorismo Jovem no Brasil:
Segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023, cerca de 8 milhões de jovens brasileiros entre 18 e 24 anos são empreendedores, refletindo um novo perfil de negócios. Nascidos entre 1995 e 2010, os membros da Geração Z utilizam tecnologia e criatividade para alavancar suas iniciativas. Confira três exemplos de jovens que estão alcançando faturamentos mensais significativos:
1. João Pedro e o Artesanato Tecnológico
Com 23 anos, João Pedro cria dioramas, miniaturas que representam cenários emocionais para seus clientes. Ele iniciou seu negócio aos 19 anos, com um investimento de R$ 2 mil. Seus produtos custam a partir de R$ 300, gerando um faturamento mensal de R$ 6 mil a R$ 7 mil, com vendas realizadas pelas redes sociais.
2. Vanessa Raeski e o Marketing Digital
Vanessa, de Curitiba, começou sua trajetória empreendedora ao criar um blog. Com um investimento inicial de R$ 3 mil, ela desenvolveu uma empresa que oferece criação de sites e identidades visuais, ampliando os serviços para gestão de redes sociais. Hoje, sua empresa fatura R$ 17 mil por mês e conta com uma equipe de cinco colaboradores da Geração Z.
3. Ádani Robson e o Videogame de Impacto Social
Em São Luís, Ádani e Patrícia criaram um videogame imersivo sobre a biodiversidade da Amazônia, desenvolvido em colaboração com comunidades indígenas. Com um investimento de R$ 30 mil, o jogo já fatura R$ 12 mil mensalmente e visa promover a conscientização sobre a preservação ambiental.
Esses jovens empreendedores exemplificam como a Geração Z está transformando o cenário econômico com criatividade, tecnologia e um forte compromisso social.