A cidade de Juramento, de 3,7 mil habitantes, no Norte do estado, inaugurou nesta semana o Ponto de Atendimento Virtual (PAV), da Receita Federal. O Sebrae Minas é parceiro da iniciativa, que facilita o acesso dos donos de pequenos negócios da região a terem acesso aos serviços do órgão federal, sem a necessidade de se deslocarem para outros locais com unidades da Receita.
Desde o início do projeto, em 2021, já foram inaugurados cerca de 50 pontos em toda a região. Em Juramento, o atendimento da Receita funciona em um espaço anexo à Sala Minera do Empreendedor, localizada na Rua Antônio Correa, 117, Centro. Para tirar dúvidas, ou agendar atendimento o telefone de contato é (38) 99757 1207.
O PAV tem como objetivo promover a inclusão de contribuintes impossibilitados de acessarem o portal da instituição ou que tenham dificuldades de deslocamento, a fim de otimizar tempo e recursos de moradores de cidades que não possuem unidade de atendimento da Receita. O município deve apenas disponibilizar o espaço físico e servidores para o atendimento, sem nenhum outro custo adicional.
Segundo Filipe Araújo Florêncio, delegado da Receita Federal, o PAV chega para solucionar dificuldades do dia a dia dos contribuintes. “Questões como restrições no CPF, certidões negativas, informações sobre parcelamentos e emissão de guias podem ser resolvidas em Juramento, sem a necessidade de deslocamento até Montes Claros ou outras cidades”, explica.
A prefeita de Juramento, Marlene Moreira, destaca a importância da iniciativa. “A chegada do PAV, fruto da parceria entre o Sebrae Minas e a Receita Federal, irá contribuir para o desenvolvimento econômico e social do nosso município, especialmente para os nossos empreendedores”, afirma.
A assistente do Sebrae Minas Maria Luiza Maia reforça que o espaço vai estimular os negócios locais. “Essa conquista vai fortalecer o ambiente de negócios, favorecer a abertura e regularização de empresas e promover a circulação de recursos dentro do próprio município”, conclui.