Ministério Público cobra transparência de informações em Espinosa

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Espinosa, ajuizou pedido de cumprimento de sentença proferida em Ação Civil Pública contra o município, objetivando a divulgação irrestrita e atualizada de todas as informações determinadas pela Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.257/2011) e pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000) em seu portal da transparência.

A ação foi proposta em razão da omissão do município do Norte de Minas em cumprir a sua obrigação de transparência ativa, mediante a disponibilização das informações determinadas pela legislação, o que vinha gerando grande número de reclamações de cidadãos.

No curso do processo, houve a concessão de tutela antecipada, posteriormente confirmada pela sentença de mérito. Entretanto, mesmo diante das decisões, o município de Espinosa não tem disponibilizado as informações a que está obrigado, dificultando o exercício do controle social pela população.

Diante disso, a Promotoria de Justiça de Espinosa ajuizou o pedido de cumprimento de sentença, para que o município seja impelido a cumprir o que é determinado na legislação.

Ação Civil Pública nº 5000800-50.2023.8.13.0243

Pedido de cumprimento de sentença nº 5000721-03.2025.8.13.0243

Compartilhe nas redes sociais:

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template
Pharaoh Modo Turbo anúncio

Apoie o jornalismo independente.

Anuncie no MinasNews

ENTRE EM CONTATO

Todos os Direitos Reservados - LEI Nº 2.083, DE 12 DE NOVEMBRO DE 1953 - Regula a Liberdade de Imprensa - Diretor Responsável: Márcio Pires Antunes