O número de usuários de internet via satélite aumenta significativamente no Brasil. Os motivos para isso são fáceis de apontar.
O primeiro motivo é a pouca quantidade de antenas com sinal 5G disponibilizadas no território nacional. Regiões com maior concentração populacional, como a Sudeste, são favorecidas com instalação de mais antenas. Por outro lado regiões marcadas por grandes vazios urbanos, como a Amazônica, ficam mal servidas.
O segundo motivo para esse aumento expressivo no uso de internet via satélite foi a consolidação da empresa Starlink, do empresário Elon Musk, que com dezenas de milhares de satélites em órbita baixa oferece internet praticamente em qualquer lugar do mundo. Para acessar seus serviços é preciso adquirir uma antena e fazer o contrato de uso. Tudo com facilidade pelo site da Starlink.
Os serviços oferecidos pela empresa de Elon Musk, o empreendedor sul africano que se tornou um dos personagens de maior influência no atual governo dos EUA, além de mais baratos, oferecem baixa latência e boa capacidade e velocidade na trasferencia de dados. Isso inclusive a favorece na concorrência com outras empresas que utilizam satélites geo-estacionários, em órbita mais alta, com limitações de tráfego e um custo mensal mais elevado para o assinante.