Estão começando a ser implementadas as “novas sanções severas e crescentes” que o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ameaçou contra o regime de Nicolás Maduro, da Venezuela, na semana passada.
E tem mais: uma tarifa secundária de 25% será paga pelos países que comprarem petróleo da Venezuela e mantiverem relações comerciais com os Estados Unidos. Neste caso o anúncio da sançlão foi feito pelo próprio Donald Trump, na segunda-feira, em sua rede social Truth.
“Qualquer país que comprar petróleo e/ou gás da Venezuela será forçado a pagar uma tarifa de 25% aos Estados Unidos sobre qualquer negócio que fizer com nosso país”, anunciou o presidente dos EUA, alegando que “a Venezuela tem sido muito hostil aos Estados Unidos e à liberdade que defendemos”.
Donald Trump argumenta em sua mensagem que o regime venezuelano enviou intencionalmente e de forma clandestina dezenas de milhares de criminosos de alto escalão para os Estados Unidos, muitos dos quais são assassinos e pessoas de natureza muito violenta, destacando que entre as gangues que eles enviaram para os Estados Unidos está o Tren de Aragua, que foi designado como uma “organização terrorista internacional”.