O vereador Juarez Hoy (PP), de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), gerou polêmica após publicar um vídeo em que debocha do uso da linguagem neutra. Na gravação, divulgada em um perfil de rede social na última quinta-feira (16), o parlamentar ironiza a expressão “todes são minhas boles” estampada em uma camiseta e critica o uso de pronomes neutros.
Durante o vídeo, Hoy afirma que o Brasil “não pode aceitar de nenhuma forma a imposição da linguagem neutra” e que o tema seria uma “chacota”. “Essa camiseta, a comunidade do bem, que defende a democracia e a liberdade de expressão, me deu esse presente maravilhoso. ‘Todes são minhas boles’. Não existe pronome neutro, é uma chacota, uma brincadeira de bom gosto. Eu vou ser sempre essa camiseta […] Todes são minhas boles. Não existe linguagem neutra. Isso é um absurdo, o país não pode aceitar isso”, disse o vereador.
Na legenda da publicação, o político afirmou que se tratava de uma “brincadeira saudável”, apesar das críticas recebidas por internautas. “Brincadeira saudável, mas que deixa clara a opinião do vereador Juarez Hoy, que representa o cidadão de bem”, escreveu.
Eleito em 2022 pelo Progressistas, Juarez Hoy é conhecido por discursos alinhados à direita, em defesa da família e do chamado “cidadão de bem”. Segundo informações do Portal Metrópoles, o vereador é recorrente em falas polêmicas na Câmara Municipal de Canoas, geralmente direcionadas à esquerda.