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Comerciantes mineiros apostam em promoções para impulsionar as vendas na volta às aulas

Pesquisa Expectativa de Volta às Aulas, realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, entre os dias 09 e 21 de janeiro, em todas as regiões do estado, indica que o levantamento de preços deve anteceder a compra de materiais escolares neste ano. Essa é a opinião de 57,5% dos 425 comerciantes entrevistados na pesquisa que também aponta que, até o momento, houve acréscimo nas vendas dos materiais para 24,5% das empresas na comparação com igual período do ano passado.

O aquecimento do comércio, otimismo/esperança e ações da loja são as justificativas para a alta das vendas que permanecem iguais a janeiro de 2024 para 23,8% das empresas. Para 31,0% dos estabelecimentos ouvidos, o período de volta às aulas não tem impacto nas vendas de material escolar no começo do ano.

Para 19,0% dos que acham que as vendas estão sendo piores neste ano, as explicações para esse desempenho são: crise econômica, preço alto dos produtos, município está distribuindo mal o material escolar e consumidor cauteloso.

A segunda quinzena de janeiro deve concentrar o maior fluxo de clientes para 44,6% dos comerciantes, enquanto 40,4% indicam o início de fevereiro como o mais aquecido para a venda de material escolar.

A pesquisa mostra que as empresas estão apostando em ações de venda para atrair os consumidores, sendo que 40,8% estão utilizando propaganda e divulgação e 34,8% fazem promoções e liquidações dos itens das listas escolares deste ano.

Conforme 57,5% dos empresários entrevistados os consumidores realizarão pesquisas de preços, evidenciando a cautela dos consumidores. Todo início de ano é marcado por muitas cobranças, que devido aos impostos de início de ano tem seu orçamento, muitas vezes comprometido, levando alguns a adiar despesas. Como resultado, 40,4% acreditam que o aumento nas vendas ocorrerá no início de fevereiro. Apesar disso, 44,6% dos empresários esperavam um aumento no fluxo de clientes ainda na segunda metade de janeiro.

A média de gasto por consumidor, conforme 47,4% dos empresários, deverá variar entre 100 e 300 reais para a aquisição de itens variados, conforme 36,6% deles. Os comerciantes apontam para a expectativa de que a maior quantidade de vendas será feita no cartão de crédito (54,0%), seguida de pix (15,4%) e cartão de crédito (10,8%).

A pesquisa Expectativa de Volta às Aulas ouviu os segmentos de vendas de livros, jornais, revistas e papelaria, hipermercados e supermercados, lojas de departamento e multi-coisas.

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