Motoristas ganham facilidades para defesa e recursos de multas

Os motoristas mineiros agora contam com novos serviços digitais que facilitam a contestação de infrações e o acompanhamento de processos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ampliação do atendimento on-line permite que condutores apresentem recursos de forma mais ágil e eficiente, garantindo maior transparência e comodidade no direito de defesa.

Com a digitalização dos processos, não é mais necessário enviar documentos físicos, tornando o atendimento mais rápido e acessível. Através do site www.transito.mg.gov.br, os motoristas podem encaminhar defesas prévias e recursos para a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), responsável pela primeira análise, e para o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), última instância recursal.

Solicitação de cumprimento de penalidade também pode ser feita on-line

Outra novidade é a possibilidade de solicitar o cumprimento da penalidade de suspensão da CNH de forma totalmente digital. Antes, era necessário comparecer presencialmente a um ponto de atendimento para entregar o documento. Agora, o prazo de suspensão começa a contar automaticamente após o preenchimento do formulário eletrônico no site.

Além disso, ao final do período de suspensão, o condutor pode declarar o cumprimento da penalidade on-line para desbloquear a habilitação ou solicitar a renovação do documento, quando necessário.

A digitalização também se estende ao recurso de infrações ao Cetran, garantindo que o motorista possa contestar penalidades mesmo após uma decisão desfavorável na Jari.

A modernização dos serviços traz mais praticidade e eficiência, garantindo que os condutores possam acessar seus direitos com mais facilidade e rapidez, sem a necessidade de deslocamentos presenciais.

Compartilhe nas redes sociais:

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template
Pharaoh Modo Turbo anúncio

Apoie o jornalismo independente.

Anuncie no MinasNews

ENTRE EM CONTATO

Todos os Direitos Reservados - LEI Nº 2.083, DE 12 DE NOVEMBRO DE 1953 - Regula a Liberdade de Imprensa - Diretor Responsável: Márcio Pires Antunes