A produção vinícola de Minas Gerais voltou a ganhar destaque internacional. Dois rótulos produzidos no estado conquistaram medalha de ouro no tradicional Decanter World Wine Awards, considerado um dos concursos de vinhos mais importantes do mundo.
Ao todo, apenas quatro vinhos brasileiros receberam a medalha de ouro nesta edição. Desses, dois são mineiros, ambos produzidos pela Casa Geraldo, na região da Serra da Mantiqueira.
Os rótulos premiados foram o Colheita de Inverno Syrah Reserva 2024 e o Signatura Cabernet Franc 2023, ambos avaliados com 95 pontos em uma escala de 100. Além das medalhas de ouro, a vinícola ainda obteve notas acima de 90 em outros nove rótulos, garantindo medalhas de prata.
O reconhecimento reforça o crescimento da vitivinicultura mineira, especialmente na Serra da Mantiqueira, que vem se consolidando como um importante polo de produção e turismo ligado ao vinho. Além da Casa Geraldo, outras 13 vinícolas do estado também foram premiadas com medalhas de prata na competição.
Entre elas estão Casa Rodrigo, Casa Davo, Alma Gerais, Barbara Eliodora e Primeira Estrada.
Atualmente, a Serra da Mantiqueira concentra mais de 100 projetos de vinícolas em um raio de 100 quilômetros, na chamada Serra dos Encontros, região que abrange cidades de Minas Gerais e São Paulo. O cenário fortalece não apenas a economia local, mas também o enoturismo, setor que cresce cada vez mais no estado.



