O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu agenda oficial em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, na manhã desta segunda-feira (7). Ele participou da cerimônia de anúncio da ampliação da fábrica da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, voltada à produção de medicamentos para o tratamento de doenças crônicas, como o diabetes.
A unidade instalada em Montes Claros é uma das principais da empresa fora da Europa. A ampliação envolve novos investimentos na indústria farmacêutica, com foco na expansão da capacidade produtiva e na geração de empregos na região. Os investimentos na obra são superiores a R$6,4 bilhões.
A agenda faz parte das ações do governo federal relacionadas à reestruturação da indústria nacional. Após o compromisso em Minas, o presidente segue para São Paulo, onde participa de evento com a empresa Mercado Livre, que deve anunciar novos investimentos em logística e tecnologia no Brasil.
A indústria farmacêutica Novo Nordisk anunciou nesta segunda-feira, 7, a expansão de sua fábrica em Montes Claros, com investimentos de R$ 6,4 bilhões, o maior aporte financeiro individual em ampliação de empresa farmacêutica privada na história do Brasil.
O anúncio do investimento histórico foi feito pelo presidente mundial da Novo Nordisk, Lars Fruergaard Jargensen, na sede da empresa na cidade.
O acontecimento, aberto pelo prefeito Guilherme Guimarães, trouxe a Montes Claros o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e da Cidadania), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações), além do senador Rodrigo Pacheco.
A ampliação vai permitir a produção, pela Novo Nordisk Montes Claros, de medicamentos atuais e modernos, como análogos de GLP1. A nova geração acontecerá a partir de 2028, com 600 novos empregos e podendo incluir na unidade montes-clarense linha de medicamentos na categoria do Ozempic, indicado para diabetes, mas que está sendo utilizado mundialmente para emagrecer.
O presidente da República afirmou que o novo investimento bilionário da Novo Nordisk em Montes Claros é uma aposta da empresa dinamarquesa na estabilidade política, jurídica, econômica e social do País. O ministro da Saúde criticou cortes em financiamento de pesquisas feitos pelos Estados Unidos e anunciou que o Brasil investe para se tornar um lugar seguro para os pesquisadores e para novas empresas da área da Saúde.
A Novo Nordisk Montes Claros já produz 80 por cento da insulina aplicada pelo Sistema Único de Saúde em todo o Brasil, em pessoas com diabetes.
(Foto: Ricardo Stuckert/PR)